sábado, 5 de maio de 2018

PEÇAS CRIATIVAS REVELAM O MELHOR DO ARTESANATO

Papel, madeira, vidro, rodas e borrachas de pneus ganham vida através da reciclagem

O artesão Edson Andrade e seus relógios
Foto: Cíntia Tomé/Tocaia Cultural
Caminhando por lojas de artesanato na capital paulista, encontramos Edson Andrade. O artesão aproveita diversos materiais para criar relógios, cadeiras, quadros, mesas, entre outros objetos de decoração. Há seis anos trabalhando em sua lojinha, Andrade nos mostra alguns dos produtos que ele tem no estoque: “Faço também caixas baú, cabeceira de cama, bancos”, completa. Dentre os produtos apresentados, os que mais saem são os relógios. Durante a entrevista, Edson posou junto dos relógios feitos de rodas de carro e de papel jornal.

Edson nos conta que sempre trabalhou como artesão: “Sempre gostei do artesanato, de pegar as peças, misturar uma na outra. Os materiais são reutilizados para poder fazer arte”, comenta.
Apesar do movimento atualmente ser constante, Edson lamenta a queda da presença do público, olhando para o movimento, como se estivesse pensativo: “Do ano passado para cá, o movimento caiu muito”, diz. No entanto, o vendedor revelou que a faixa de preço dos seus produtos varia entre R$ 3 e R$ 2 mil reais.

Lembrancinhas diversas
Foto: Cíntia Tomé/Tocaia Cultural
Em geral, diversos artesãos aproveitam os materiais que estão ao alcance para confeccionar lembrancinhas. Os produtores das áreas litorâneas, por exemplo, utilizam conchas do mar para incrementar as peças, enquanto os rurais utilizam sementes para criarem acessórios. Não somente peças recicláveis ganham espaço no gosto popular, já que as lembrancinhas tradicionais continuam sendo um bom investimento. Chaveiros, abridores de latas, bolsas e amuletos, como as fitinhas de pedidos, estão entre as opções de presentes mais comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário