terça-feira, 8 de maio de 2018

FORRÓ DOS AMIGOS


Um projeto sociocultural que existe há 6 anos, levando cultura e dança através de eventos em espaços públicos e privados de São Paulo




Evento no Largo da Batata (06/05/2018)
Foto: Weslley Oliveira/Tocaia Cultural
Amigos que têm em comum a paixão pela música, dança e cultura nordestina, e que, para completar, são admiradores de Luiz Gonzaga, decidiram se reunir para criar um projeto com o propósito de promover a experiência cultural, carregando socialização, civilidade, qualidade de vida física e mental a todos. Além disso, com objetivo cultural de levar às pessoas o forró pé-de-serra, apresentando grandes Bandas, Trios e DJs.


O ritmo vem alcançando novos espaços, admiradores e preservando as raízes do forró. A iniciativa já existe há seis anos, passando por vários locais de São Paulo. O senhor Aderaldo Ribeiro de 55 anos, que mora na capital paulista há 30 anos fala da importância da divulgação do forró: "Quando você divulga de uma forma que as pessoas têm conhecimento é interessante, e o forró é um ritmo que existe há muito tempo, eu sou nordestino e eu posso falar isso. As pessoas antes aqui não tinham muito conhecimento sobre forró e agora, com essa divulgação dos Amigos do Forró, está tendo uma divulgação muito boa".


Um dos idealizadores, Edu Alves
Foto: Weslley Oliveira/Tocaia Cultural
Um dos idealizadores dessa ideia é Edu Alves, ele afirma que o forró tem que ser considerado patrimônio cultural imaterial: “O forró envolve, se você analisar, não só o que é vendido ou apresentado como música e dança. Também existe a cultura do forró no baião, na gastronomia, na moda... Hoje você tem roupas são já derivadas, interpretadas através do forró, hoje tem forró nas escolas e diretamente hoje se fala do cangaço, se fala de Lampião, fala vários temas baseado no forró. Para nós, forrozeiros, já é Patrimônio Cultural e Imaterial, porque temos muitos artistas e poetas, escritores da cultura do forró".

O Forró dos Amigos apoia, em média, 12 ONGs a cada ano e, durante os eventos, arrecadam alimentos para serem doados às instituições de caridade. "A ONG participa do evento no dia e no final do evento, retira-se os alimentos. Isso pra gente é muito bacana, só no ano passado a gente já chegou a arrecadar mais de cinco toneladas de alimentos", disse Vanderson Bezerra, também idealizador do projeto.  A equipe é formada por grandes profissionais como músicos, DJs  e forrozeiros. 
Os encontros acontecem nos principais pontos da cidade de São Paulo de forma gratuita, como na Avenida Paulista, no Largo da Batata, no Parque da Juventude, no Ibirapuera e também em casas noturnas, festas corporativas e condomínios. Nas redes sociais, o grupo alcançou mais de 22 mil apoiadores.

Para conhecer melhor esse trabalho, acesse as redes sociais:





  • E-mail: contato@forrodosamigos.com.br


  • POR: Weslley Oliveira

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário